Muitos pensam que a tecnologia é um aliado apenas para os grandes negócios. Parece improvável que pequenas e médias empresas tenham acesso a recursos tecnológicos de ponta, que contribuam com o cotidiano de trabalho. Este pensamento está incorreto! Hoje em dia, as PME’s estão cada vez mais conectadas às novidades do mercado, novidades essas que garantem maior praticidade e produtividade na rotina de trabalho.
O problema é que os empreendedores continuam acreditando que somente quando crescerem é que poderão usufruir destes recursos. A verdade é que ter uma empresa conectada ao que há de novo pode colaborar com o crescimento dos negócios. As empresas que não apostam em ferramentas tecnológicas acabam ficando para trás, ainda mais levando em conta a concorrência.
Isso não pode acontecer com o seu negócio! Investir em tecnologia reduz custos operacionais e permite com que você automatize processos. Erros e retrabalhos tornam-se menos frequentes, garantindo ganho de produtividade. Logo, toda a o trabalho é otimizado.
Agora que você compreende a importância da tecnologia para pequenas empresas, vamos apresentar alguns dos principais tipos e facilidades que esse recurso pode proporcionar.
1. Gerenciadores de Tarefa
Você conhece o Trello? Essa é uma ferramenta de gerenciamento de projetos criada em 2011 que simplifica sua rotina de trabalho, com interface e usabilidade muito simples. Porém, o Trello é apenas um exemplo de gerenciador, pois existem muitos outros disponíveis gratuitamente, como o MeisterTask, Asana, Notion, TaskWorld e o Monday.
2. Compartilhamento de Dados
Pilhas de papel é coisa do passado! O armazenamento de documentos na nuvem é a nova realidade. Ferramentas como OneDrive, Dropbox e Google Drive possibilitam o armazenamento seguro dos mais importantes documentos do seu negócio. A vantagem é que toda sua equipe pode ter acesso aos arquivos instantaneamente, reduzindo o tempo de busca.
3. Videoconferência
A pandemia tornou real o que já era uma tendência. Hoje, poucos se deslocam quando é necessário fazer alguma reunião. Ferramentas como Skype, Google Meet e Zoom permitem que você converse com pessoas em qualquer lugar do mundo. Além de reduzir os custos de deslocamento, as ferramentas ajudam a otimizar tempo.
4. Ferramentas de automação de marketing
O tempo investido em publicações em redes sociais, campanhas, anúncios, captação de possíveis clientes e envios de e-mail é grande. Hoje, a melhor opção é automatizar esses processos. Plataformas como Mailchimp, RD Station e Hubspot ajudam muito nessa tarefa. Todos os processos citados anteriormente acabam se tornando ágeis e práticos com o uso de uma dessas ferramentas.
5. Sistema ERP
Se você ainda não conta com um sistema integrado de gestão empresarial, é hora de implementar! Um sistema ERP integra todas as áreas da sua empresa, reunindo dados em um único local, automatizando processos e aumentando a produtividade. Um ERP oferece gerenciamento de compras e vendas, controle de fluxo de caixa e emissão de notas fiscais. Tudo isso em um só lugar.
Esses são apenas alguns exemplos de como você pode usar a tecnologia a favor da sua empresa. Quer alavancar o crescimento da sua PME? Fale com a gente: comercial@agna.com.br