Pequenos provedores levam internet aos recantos do país

Pequenos provedores levam internet aos recantos do país
A Brisanet, cliente Agna, garante o acesso em 85 municípios do interior do Nordeste
O acesso à internet impacta diretamente na geração de riqueza, com efeito positivo e significativo sobre o PIB, conforme afirmam os estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). No Brasil, os responsáveis por levar o acesso à rede para além dos grandes centros urbanos são os pequenos e médios provedores de internet, a exemplo da Brisanet, empresa cearense atuante há 21 anos e cliente Agna. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), desde 2015 os provedores regionais conhecidos ou os Internet Service Provider (ISP) representam a terceira maior operadora brasileira, com 23% de participação no mercado. Com maior participação de mercado em regiões mais remotas e carentes, os ISP promovem a inclusão digital em territórios não prioritários para as grandes operadoras. Além de garantir a participação digital dos moradores dos municípios, a expansão da internet via pequenos e médios provedores gera oportunidades de trabalho para os moradores do entorno das localidades em que as empresas atuam. Promovem, também, a capacitação dos funcionários, por haver carência de mão de obra qualificada nas regiões. As pequenas e médias operadoras são as responsáveis por levar fibra a municípios cada vez menores: um mercado de 5.260 cidades do país com menos de 100 mil habitantes, além de distritos e zonas rurais. Mercado em expansão A Brisanet trabalha com fibra ótica no interior nordestino, fornecendo serviços de banda larga, TV e telefonia fixa. A empresa começou seu trabalho há 21 anos e foi a primeira empresa a construir uma rede de fibra a estar totalmente presente em cidades pequenas, de menos de 30 mil habitantes, no interior do Nordeste. Hoje, ela conta com 3 mil funcionários – número que deve subir para 4 mil até o final do ano – e 300 mil assinantes de banda larga, com 85 cidades ativas no Nordeste e 28 mil quilômetros de cabos óticos urbanos. Por fibra óptica, os provedores oferecem 52% da ultra banda larga do país – alguns pacotes chegam a velocidades de até 450 MB por segundo. Conforme afirma o presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Leonardo Euler de Morais, em entrevista recente, “esses prestadores de pequeno porte têm promovido uma revolução digital silenciosa em vários rincões e regiões longínquas do país”. Ainda, segundo a consultoria americana Boston Consulting Group (BCG), a massificação da banda larga no Brasil poderia gerar ganhos de R$ 1,4 trilhão até 2025. A importância da consultoria em tecnologia e gestão Como um negócio em plena expansão e potencial gigante para o crescimento, é essencial que os pequenos e médios provedores de internet utilizem ferramentas de tecnologia e gestão, tais como o SAP Business One, como a Brisanet, cliente Agna. Com a tecnologia SAP, software de gestão líder mundial projetado para empresas em crescimento, há a simplificação dos principais processos (desde contabilidade e CRM até gestão da cadeia de suprimentos e compras) do negócio. Desse modo, há mais controle sobre a empresa ou subsidiária, com a integração de todas as áreas do seu empreendimento. Fontes: https://revistaadnormas.com.br/2019/08/06/internet-um-parametro-para-o-desenvolvimento/ https://www.uol.com.br/tilt/reportagens-especiais/do-nada-para-um-tudo/ https://teletime.com.br/30/07/2019/isps-levarao-fibra-a-cidades-cada-vez-menores-nos-proximos-4-anos/
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