Com o surto de casos do novo cornavírus (Covid-19) no Brasil, trabalhar em casa tornou-se a realidade de muitas PMEs para evitar a propagação e contágio da doença. Assim, a modalidade Home Office, o escritório em casa, passou a integrar o dia a dia de patrões e funcionários.
Esse trabalho remoto também foi adotado por nós, da Agna Consultoria, como forma de resguardar a saúde e bem estar de toda a equipe. Contudo, sabemos que existem dúvidas a respeito de como ser produtivo trabalhando em casa. Dessa forma, apresentamos a você 8 dicas para tornar seu Home Office rentável e organizado. Sim, é possível!
1. Planeje-se
Um bom planejamento faz toda a diferença. Crie uma lista com as demandas, atividades para entregar, reuniões, problemas que não foram resolvidos no dia anterior. Isso proporciona uma visão clara do que precisa ser feito.
2. Mantenha seu espaço organizado
Se nos escritórios as mesas de trabalho ficam bagunçadas, imagina em casa. Por isso, antes ou no final do expediente reserve um tempo para limpar e organizar o ambiente.
3. Elimine distrações
Deixe no espaço de trabalho apenas o que você irá utilizar. Se possível, desative as notificações do celular, pois cada alerta irá chamar sua atenção fazendo-o perder o foco. Caso seja necessário o uso de determinados aplicativos para manter a comunicação, defina quais podem ser acessados.
4. Nada de pijama! Arrume-se
Vista-se adequadamente para trabalhar. Estudos apontam que o uso de pijama afeta nossa produtividade, pois psicologicamente passamos uma mensagem de relaxamento ao subconsciente.
5. Comunique aos seus familiares que está trabalhando
Essa pode ser a tarefa mais difícil. Contudo, delimite um horário de trabalho e informe as pessoas quando não deseja ser interrompido, apenas em caso de urgência.
6. Faça intervalos
Estipule horários para recarregar as energias. Defina seu horário de almoço e descanso.
7. Mostre-se presente para sua equipe
Mantenha-se ativo na comunicação com os outros colaboradores, proponha sugestões, comunique problemas. A tecnologia está aí para estreitar os relacionamentos, aplicativos como Google Meet, WhatsApp e Skype são ótimos para o contato via mensagens ou videoconferências.
8. Mantenha seu computador e aplicativos atualizados
Nada adianta trabalhar de casa sem ter boas ferramentas para isso. Atualize os equipamentos e programas para garantir pacotes recentes tanto de desempenho quanto de segurança. Deixe seu PC no Update Automático, assim sempre que aparecer uma nova atualização, você irá recebê-la automaticamente.
Gostou das dicas? Aproveite e saiba como proteger as informações da sua PME na web.